quarta-feira, 6 de julho de 2011

Set report de Relíquias da Morte liberado pelo site Collider!


Em maio deste ano noticiamos que diversos sites tiveram a oportunidade de visitar os sets de filmagem da série Harry Potter e fazer cada um uma matéria especial para contar aos fãs como foi esse experiência.
Faltando 8 dias para a estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 nos cinemas, o site Collider divulgou o seu 'set report' das gravações dos dois últimos filmes da série Potteriana que tiveram a oportunidade de conferir pessoalmente no dia 23 de março de 2010. Confira a matéria completa e repleta de spoilers abaixo.
A visita ao set 
A primeira coisa a saber sobre a visita ao set de Harry Potter e as Relíquias da Morte é que os filmes foram feitos lá mesmo. Quando o primeiro filme de Harry Potter (Harry Potter e a Pedra Filosofal) foi feito, a Warner Bros. alugou os Estúdios Leavesden e a produção construiu cenários incríveis que têm sido utilizados em cada filme. Na verdade, alguns dos cenários como o Grande Salão e escritório de Dumbledore estão em pé por quase 10 anos. À medida que você caminha por eles, você não pode acreditar, mas sente como se estivesse em um lugar real, é como ver os seis filmes sendo feitos e assistir Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint crescendo em cada local. Enquanto eu estava no escritório, eu meio que esperava Fawkes, a Fênix, aparecer, ou ver algumas das pinturas se movendo.
Mas eu estou me colocando um pouco à frente.
 
Deixe-me começar no início do dia. Quando os dez jornalistas online chegaram no set às 9h30, fomos informados de que uma grande parte do elenco estava lá para gravar no dia, ou iam para outro local filmar, por isso, estaríamos fazendo entrevistas quase que imediatamente. Enquanto algumas visitas aos sets começam devagar, nós mal tivemos tempo para tomar fôlego enquanto caminhávamos pelo massivo estúdio e, em seguida, entramos em uma tenda para as entrevistas de imprensa. 
Por 10 anos Harry Potter não saiu de sua casa e as toneladas de assuntos de imprensa dos filmes são feitos no set, onde a produção tem uma barraca perto da porta da frente e é preenchida com uma mesa no meio da sala com cadeiras em volta. As paredes da tenda estavam cobertas com imagens do filme Relíquias da Morte e de onde sentei, eu podia ver o beijo de Rony e Hermione na parede e imagens de Luna e seu pai no casamento. Vi também a residência dos Malfoy como um pequeno projeto de design e imagens de todo o elenco com seus novos trajes e toneladas de imagens que qualquer fã adoraria ter visto. Então, no meio da parede distante, eles tinham um armário cheio de adereços dos filmes como O Profeta Diário, livros de Hermione, o livro de Rita Skeeter, e os queriados pôsteres de Harry Potter. À direita, eu notei algumas roupas do elenco como as de Harry Potter, Belatriz Lestrange, Narcisa Malfoy, e outros. A tenda era uma pré-visualização enorme do que esperar de Relíquias da Morte - Partes 1 e 2 e tudo estava ótimo. 
Quase logo que meus olhos voltaram à mesa, entrou Rupert Grint e nos concedeu cerca de 20 minutos para uma entrevista. Enquanto o elenco de Harry Potter tem feito toneladas de entrevistas no set de todos os filmes e eles poderiam facilmente ficar doentes de falar com os jornalistas visitantes, fiquei chocado que todo mundo ainda estava animado para falar sobre os filmes e você nunca saberá como eles vêm fazendo esses filmes por quase uma década. 
Quase tão logo que Rupert Grint saiu da sala, entrou Mark Williams (Arthur Weasley). Depois de falar com ele por cerca de 15 minutos, falamos com Domhnall Gleeson (Gui Weasley). Momentos após essa entrevista, foi a vez de James e Oliver Phelps (Fred e George Weasley), e logo depois entrou Chris Rankin (Percy Weasley). Como em algumas visitas aos sets poderpiamos ter esperado o dia todo e não falar com ninguém, nós estávamos entrevistando pessoas toda hora, sem parar. Mais uma vez, todo mundo estava incrivelmente agradável, amigável, e estavam animados por estar falando conosco. 
Finalmente, recebemos a notícia que estávamos esperando, nos foi dito que estaríamos indo assistir algumas filmagens. Uma vez que esta foi a minha primeira vez no Leavesden Studios, eu não tinha idéia qual seria o set e quão longe nós teríamos que andar. O estúdio é como uma fábrica de aviões e ele inteiro é um enorme edifício. Assim, enquanto as nossas entrevistas foram em um canto, o Grande Salão, onde eles estavam filmando era do outro lado do estúdio. 
Caminhamos através da construção maciça, passamos por uma área que faria os fãs de Harry Potter enlouquecerem. No fim da produção eles mantém todos os adereços de todos os filmes no cabide e enquanto caminhávamos pelo local pude ver uma cabine telefônica, o lustre da Professora Umbridge, o carro onde as crianças voaram, e tantos outros adereços que seria uma lista interminável. A única coisa a saber é que eles tinham tudo lá e eu acho que é só uma questão de tempo antes que tudo isso acabe em algum enorme museu Harry Potter. 
Além disso, enquanto você acha que os adereços seriam protegidos por bolhas de plástico e guardas armados, estava tudo guardado ali atrás de uma grade fechada. Você pensaria que tudo iria estar tão protegido, mas, no final, eles são apenas um outro set de adereços de filmes que só pertencem à alguns dos maiores filmes que já foram feitos. 
De qualquer forma, finalmente encontramos o nosso caminho para a grande porta e enquanto caminhávamos através dela, chegamos no exterior do Salão Principal. 
A primeira coisa que você nota sobre o Salão é o chão de pedra. Ao contrário da maioria dos sets de filme eles constroem locais práticos, o Grande Salão foi construído para durar e isso significa que o chão era de pedra e as paredes eram grossas. As paredes não eram de pedra, mas não era o típico papel de parede fino que você encontra na maioria dos conjuntos de filme. 
Quando chegamos, existiam milhares de pessoas trabalhando ao nosso redor. O salão estava cheio de câmeras, as crianças de uniforme para a cena, pessoal de maquiagem e cabelo, Daniel Radcliffe,- o local parecia que estava vivo e eu não podia acreditar o quão grande era o set. 
Exatamente como outras visitas aos sets de filmagem, a produção nos deu os fones de ouvido para que pudéssemos ouvir a ação. Após cerca de 20 minutos observando-os filmar uma cena-chave para o fim de Relíquias da Morte – Parte 2, corremos de volta à nossa barraca porque Warwick Davis que estava indo ao nosso encontro. Enquanto nos últimos filmes Davis atuou como o Professor Flitwick e um assistente, em Relíquias da Morte, ele tem dois papéis tanto Flitwick como Grampo. Como o resto do elenco, a entrevista foi ótima e Davis tinha muito a dizer.
Depois que Warwick Davis deixou a tenda, momentos depois Evanna Lynch (Luna Lovegood) entrou e nós começamos a falar com ela por algum tempo.
 
Foi nesse momento que eu percebi que estávamos trabalhando sem parar por horas e eu nunca estive em uma visita ao set como esta. Geralmente, você tem alguns minutos aqui e ali para falar sobre o que você está vendo, e só besteira com o pessoal da produção. Mas o elenco e a equipe de Harry Potter são uma máquina bem oleada, não tivemos tempo de inatividade. 
A Cafeteria Harry Potter 
Mas assim que comecei a pensar sobre o tempo, fizemos uma pausa para o almoço. Como em muitos filmes o elenco e a equipe têm de comer em locais diferentes, Harry Potter é uma cafeteria enorme com todos interagindo. Por exemplo, eu vi Alan Rickman comer com alguns visitantes muito jovens com sua roupa de Snape. Imagine-se com oito anos de idade e comer com Snape. Provavelmente seria algo que você lembraria para o resto de sua vida. 
E enquanto a maioria das áreas onde o elenco e a equipe se alimentam são brandas e enfadonhas, a cafeteria Harry Potter é carregada com adereços e cartazes, e os fãs iriam pagar para ver. Isso porque todas as longas paredes têm armários de vidro enormes cheios de adereços dos filmes. Os armários são separados por filme, com o primeiro gabinete de armazenamento de adereços de Pedra Filosofal. Então, em cada gabinete subsequentes, são adereços dos filmes seguintes na ordem de lançamento. Entre os seis armários na sala você tem algum dos itens mais famosos do universo Harry Potter. 
Após o almoço, voltamos para nossa barraca e começamos a falar com Daniel Radcliffe. Como Daniel atuava em quase todas as cenas do filme, seu tempo era muito limitado, mas ele ainda foi incrivelmente simpático e disposto a falar sobre qualquer coisa. 
A próxima pessoa que veio foi David Barron – que é um dos produtores dos filmes Harry Potter. Nós conversamos com ele sobre tudo, de fazer dois filmes até os seus pensamentos sobre 3D. 
Com entrevistas quase no fim, voltamos para assistir a mais filmagem no Grande Salão. Mas, ao contrário da última vez que estávamos no set, desta vez, fomos autorizados a andar pela sala inteira e nós andamos perto do topo, onde o diretor e os professores de Hogwarts sentam quando recebem os alunos. Enquanto estávamos vivendo tudo isso, a produção estava trabalhando atrás de nós e se preparando para a próxima tomada. Então, de repente, a porta do lado esquerdo abriu e entraram dezenas de crianças vestidas como estudantes de Hogwarts. Logo depois, voltamos para a entrada da sala para que as filmagens pudessem retomar e poderíamos assistir nos monitores. 
Um tour mágico de Hogwarts 
Tudo, até este ponto, estava fresco e extremamente interessante, depois de deixar o Grande Salão eu realmente tinha que ver Hogwarts. Isso porque depois que saímos, nos foi dada a turnê mais surpreendente nos outros sets que ainda estavam de pé e sendo construídos. Ele realmente me fez sentir como se tivesse visitado um lugar mágico. 
O primeiro set foi o Ministério da Magia e quando nos aproximamos pudemos ver uma pequena equipe preparando-se para filmagem. O set que estávamos era o mesmo que você viu na Ordem da Fênix, onde Dumbledore e Voldemort tiveram sua luta com varinhas. Não era extremamente grande, parecia incrivelmente detalhado e limpo. Como você provavelmente pode imaginar, ficar lá foi algo que eu nunca vou esquecer. 
Os filmes de Harry Potter sempre mostram alguns dos mesmos locais em cada filme, o que a produção faz é desmontar cada set de tal forma a reconstruí-lo facilmente no futuro. Dessa forma, eles não têm de suportar o custo de pagar para construir tudo de novo. Enquanto a maioria dos filmes destroem cada set, quando a produção acaba e qualquer sequência é forçada a construir novamente a partir do zero; esse, já que a produção alugou o estúdio inteiro, eles salvam tudo. E é por isso que, eventualmente, todos nós devemos ser capazes de ver um grande museu de Harry Potter, porque se a Warner Bros. for inteligente (e são), eles vão salvar o máximo que puderem e armazená-lo, onde eles poderiam fazer um monte de fãs muito felizes. 
Depois de deixar o Ministério da Magia, fomos a um novo set que estavam construindo que era a abóbada do cofre dos Lestrange no Banco Gringotes. Se você já leu o livro, você sabe que uma sequência importante acontece no cofre. Enquanto o local ainda estava sendo construído parecia uma caverna cinza suja, mas que poderia facilmente mudar. 
O próximo lugar que andamos foi o menos impressionante (mas provavelmente um dos melhores): nós andamos em torno dos corredores de Hogwarts. Enquanto o set do Ministério foi legal, e o Grande Salão incrível, andar pelos corredores me fez sentir como se eu fosse um estudante e no meu caminho para a classe de transfiguração da Professora McGonagall. Além disso, foi-nos dito, enquanto estávamos andando, alguns dos grandes momentos dos filmes anteriores, como, onde Rony e Lilá se beijaram, e o corredor que levou Harry à festa de Slughorn. É também o corredor onde uma grande batalha acontece em Relíquias da Morte.
Seguindo a nossa caminhada em torno do corredor, nós tivemos que passar por uma pequena entrada que todos nós ficamos espremidos. Ao entrarmos, fomos informados que tínhamos entrado na Sala Precisa. Nos filmes 7 e 8, a sala está sendo usada como o local para a Armada de Dumbledore, então a sala estava cheia de sacos de dormir, redes e mesas com livros e cadeiras para os alunos trabalhar. Eu diria que eu vi 40 ou mais redes em locais e alturas diferentes e deve ficar muito legal na tela.
 
A outra coisa que me impressionou foi o nível de detalhe não só nesta sala, mas em todos os lugares que você olha. Cada corredor parece vivo. Cada estante de livros tinha livros com títulos que poderiam existir em Hogwarts. Na Sala Precisa, me deparei com livros como Winogrand’s Wonderous Water Plants, Gawshawks Guide to Herbology e O Pasquim. Além disso, pendurado em ganchos, estavam cachecóis da Grifinória e sacos de dormir com insígnias de Hogwarts. A atenção aos detalhes é uma das muitas razões dos filmes de Harry Potter serem amados por milhões em todo o mundo. 
Quando saímos desta sala, nós andamos por alguns dos carros do Expresso de Hogwarts. Saímos dessa área tão rapidamente como nós entramos, e era como se tivessemos muito mais para ver. 
A loja de criaturas 
O próximo local que visitamos foi a loja de criaturas e a área de fabricação. Para cada filme de Harry Potter, a produção precisa projetar as várias criaturas que habitam o mundo de Harry. Quando entramos, vimos um Bicuço e o coral de Sapos. Também deu pra ver o esqueleto do basilisco do primeiro filme, e só para lembrar como ele é necessário neste último filme. Quase toda a criatura que você já viu em um dos filmes tinham algum tipo de projeto ou parte remanescente que pudéssemos examinar. 
E mesmo que eu pudesse listar centenas de itens, eu quero focar o melhor do grupo: a versão trabalhada do Monstruoso Livro dos Monstros! Enquanto nós vimos três versões do livro, a última nos deparamos com uma língua trabalhada, os olhos trabalhados, e os lados do livro trabalhados. O livro estava sentado em uma mesa e parecia com o do filme. Facilmente um dos melhores ítens que eu já vi em qualquer set de filmagem. Se vendessem, gostaria de comprá-lo, como seria enlouquecedor para as crianças que colocassem os olhos sobre ele. Talvez até mesmo para alguns adultos. 
Além do livro, a loja tinha toneladas de outros adereços, como a placa da loja de Fred e Jorge em Enigma do Príncipe e plantas que se moviam e a placa do Cabeça de Javali. Mais uma vez, eles têm tudo, desde os filmes e a maior parte dos que ainda está funcionando. 
Vimos também alguns adereços de Relíquias da Morte, e enquanto alguns deles eram incríveis, eles nos pediram para não estragar o que está vindo por isso só saber a qualidade é o que todos vocês podem por agora. 
Após os adereços e as criaturas, fomos para um doas sets que ainda restam do primeiro filme: O Escritório de Dumbledore! 
Escritório de Dumbledore 
Enquanto todo mundo estava animado com os sets anteriores, você podia sentir todos mais animados quando nós andamos em torno do Escritório de Dumbledore. Como todos os locais anteriores, as paredes estavam cobertas com adereços que nunca aparecem na telona, mas ainda tem a mesma atenção ao detalhe incrível como tudo o mais. Livros tinham títulos como Lei e Ordem dos Trouxas: Um Guia Completo e Direito Internacional da Aparição. E não era o mesmo título em cada prateleira, como eu vi toneladas e toneladas de outros livros com nomes diferentes. Novamente, é pequenas coisas como esta que sempre me impressionam.
Enquanto caminhávamos em torno do nível mais baixo, nos disseram que poderíamos ir lá para cima, assim todos nós subimos os degraus magros e estávamos ao lado do telescópio de Dumbledore. Mais uma vez, apesar de você nunca vê-lo na tela, o telescópio tinha peças trabalhadas e almofadas no interior por cima. Ficamos todos surpresos.
 
Mesmo que todos nós nos divertimos olhando ao redor do escritório de Dumbledore, ouvimos pelo rádio que o diretor David Yates estava disponível, por isso, corremos de volta para nossa barraca para conseguir algum tempo com o diretor extremamente ocupado. Embora Yates tenha trabalhado em Potter sem parar durante anos, ele não poderia ter sido mais agradável, e tinha muito a dizer sobre a franquia e os dois últimos filmes. 
Depois de Yates sair, fomos capazes de visitar um novo set de banheiro, um novo tribunal do Ministério da Magia, e o corredor da Dama Cinzenta que eles estavam construindo naquele dia. Como cada set no universo de Harry Potter, todos os três locais parecerão ter vida na tela e eles vão ser surpreendentes.
Pouco depois vermos esses novos sets, nos despedimos e fomos para nosso ônibus para uma longa viagem de volta para Londres. 
Pensamentos finais 
Como você pode imaginar, visitar ao set de Harry Potter em Londres, foi uma experiência que eu nunca vou esquecer. Como um grande fã da franquia, ficar nos corredores de Hogwarts e dentro do Escritório de Dumbledore foi algo que eu nunca sonhei que eu ia conseguir fazer, e é uma experiência que eu sempre vou lembrar. Além disso, embora às vezes o que você espera que vai ser legal, e não é, neste caso, o set de Harry Potter era tudo que eu esperava que fosse e muito mais. 
Mas a melhor parte da visita ao set não estava nas entrevistas com os atores, ou vendo o Grande Salão de perto. Foi testemunhar em primeira mão o quanto tempo e energia é gasto fazendo Harry Potter ganhar à vida. Mesmo que alguns do elenco e da produção tenha feito Harry Potter durante uma década, eles ainda estão animados em trabalhar na franquia. É por causa deste entusiasmo que os filmes de Harry Potter são tão especiais e amados por milhões de pessoas ao redor do mundo. 
Finalmente, embora os últimos filmes de Harry Potter tenham sidos grandes, acho que a última parcela será um final surpreendente. Isso porque ao contrário dos filmes anteriores que são todos os capítulos, essencialmente do meio, estes dois últimos filmes encerram a história – o que significa que estamos indo obter o fim sobre os personagens. Eu realmente não posso esperar para vê-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...