J. K. Rowling



A maioria das pessoas pensa que seu nome verdadeiro é Joanne Kathleen Rowling, mas este nome do meio surgiu apenas em 1997, na publicação de seu primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Antes de publicar o seu primeiro volume, a Bloomsbury temia que o público alvo hesitasse em comprar livros de uma mulher, então pediram a Rowling para usar duas iniciais, com o objetivo de não revelar o seu primeiro nome. Como não tinha um segundo nome, ela escolheu o “K” da sua avó, Kathleen, como uma segunda inicial de seu nome literário.

História


Joanne Rowling nasceu em 31 de Julho de 1965, em Yate, Gloucestershire, a 19 km do nordeste de Bristol, na Inglaterra. Sua irmã Dianne nasceu em casa, quando Rowling tinha um ano e onze meses de idade. Sua família se mudou para uma cidadezinha próxima, Winterbourne, quando ela tinha quatro anos e freqüentava a St Michael's Primary School; depois mudou-se para Tutshill, e ainda para Chepstow, Sul do País de Gales com nove anos de idade. Ela fez o segundo grau na Wyedean School and College. Rowling era boa em idiomas, mas nunca se sobressaiu nos esportes e em matemática. Existem numerosas referências galesas a lugares, coisas e pessoas em Harry Potter, que podem ser atribuídas às lembranças de seu tempo em Chepstow.


Em Dezembro de 1990, a mãe de Rowling faleceu, sucumbindo a longa batalha, de dez anos, contra a esclerose múltipla. Rowling comenta: “Eu estava escrevendo Harry Potter no momento que minha mãe morreu. Eu nunca falei dela sobre Harry Potter. Papai me chamou as sete horas da manhã seguinte e eu já sabia do que se tratava, antes mesmo de ele falar. […] Eu estava alternando estados de ruína emocional e total negação. […] Até hoje dificilmente passa um dia sem que eu pense nela. Haveria tanto para falar à ela, mas é impossível."


Depois de estudar francês e fazer o curso clássico na Universidade de Exeter (ela tinha prestado teste para entrar na Universidade de Oxford mas não foi admitida), com um ano de estudo em Paris, ela se mudou para Londres para trabalhar como pesquisadora e secretária bilingüe na Anistia Internacional. Durante este período, ela teve a idéia de fazer escrever uma história sobre um menino que freqüentava uma escola de bruxaria, enquanto ela estava numa viajem de trem, de quatro horas, entre Manchester e Londres. Quando ela chegou a Londres, ela começou a escrever imediatamente.


Rowling então, se mudou para o Porto para ensinar inglês. Enquanto estava lá, ela se casou com um jornalista da televisão portuguêsa, Jorge Arantes, dia 16 de Outubro de 1992. Eles tiveram uma filha, Jessica, que recebeu o nome de uma das heroínas de Rowling, Jessica Mitford. Eles se divorciaram em 1993 depois de uma briga em que Jorge colocou Joanne para fora de casa.


Em Dezembro de 1994, Rowling se mudou com a sua filha para ficar perto da sua irmã, em Edimburgo, Escócia. Desempregada e vivendo com o seguro-desemprego, ela terminou seu primeiro romance. Ela fez grande parte do trabalho no Elephant House Café, quando conseguia que Jessica caísse no sono.

Harry Potter




Em 1995, Rowling completou seu manuscrito para Harry Potter e a Pedra Filosofal numa velha máquina de escrever. Diante da entusiasmada resposta deBryony Evans, leitor escolhido para fazer a revisão dos três primeiros capítulos do livro, a Christopher Little Literary Agents concordou em representar Rowling, que procurava um editor. O livro foi entregue a 12 editoras e todas o rejeitaram. Um ano depos ela ganhou finalmente o sinal-verde (e £1500) do editor Barry Cunningham, da pequena editora Bloomsbury.


Aparentemente, um dos principais motivos para Rowling ser aceita, foi que Alice Newton, o filho de oito anos do presidente da editora, ganhou do pai de Rowling o primeiro capítulo do livro dela e imediatamente pediu o segundo capítulo. Assim Although Bloomsbury concordou com a publicação do livro.


Em junho de 1997, a Bloomsbury publicou A Pedra Filosofal com apenas mil cópias no primeiro volume, sendo que quinhentas dessas eram distribuidas para livrarias. Atualmente, cada volume vale entre £16,000 e £25,000. Cinco meses depois, o livro ganhou seu primeiro prêmio, o Nestlé Smarties Book Prize. Em Fevereiro, o romance ganhou o prestigiado British Book Award para Livro Infantil do Ano, e depois, o Children’s Book Award. Em Outubro de 1998, a Scholastic publicou Philosopher’s Stone nos Estados Unidos, sob o título de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone, uma mudança sobre a qual Rowling afirma lamentar e contra qual teria lutado na época, se pudesse.


Em dezembro de 1999, o terceiro romance de Harry Potter, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, ganhou o Smarties Prize, fazendo com que Rowling se tornasse a primeira pessoa a ganhar o prêmio três vezes seguidas. Mais tarde ela preferiu abrir mão da disputa do prêmio com o quarto livro da série (Harry Potter e o Cálice de Fogo) para dar à outros livros uma chance. Em Janeiro de 2002, o Prizioneiro de Azkaban ganhou mais um prêmio, o Whitbread Children’s Book of the Year award, embora ele tenha perdido, por pouco, o Book of the Year prize para a tradução do livro Beowulf, Seamus Heaney's.


Em Junho de 2002, a Rainha Elizabeth II condecorou Rowling com o Officer of the Order of the British Empire.


Até hoje, os seis de sete volumes de Harry Potter, um para cada ano de Harry na escola, foram sendo publicados e um foi quebrando o récorde de venda anterior. Os últimos três volumes das séries foram os livros vendidos mais rapidamente na história, vendendo mais nas primeiras 24 horas de lançamento que os filmes campeões de venda. O livro número seis da série ganhou o Guinness World Records Award por ser o livro vendido mais rapidamente na história. [[Harry Potter e o Enigma do Príncipe vendeu mais livros em um dia do que "O Código da Vinci" em um ano. ("O Código da Vinci" foi o livro vendido mais rapidamente no ano anterior.)


Rowling terminou o sétimo e último livro da série. O seu título em inglês foi revelado dia 21 de Dezembro de 2006, como "Harry Potter and The Deathly Hallows" e o título provisório em português, como Harry Potter e as Insígnias Mortais. Dia 1º de Fevereiro de 2007, Rowling anunciou no seu website que a data do lançamento seria 21 de Julho de 2007. Em 26 de Junho de 2006, Rowling revelou que no último livro de Harry Potter, ao menos duas personagens iriam morrer, e um deles poderia ser o próprio Harry. Autores como Stephen King e John Irving sugeriram à Rowling que não matasse Harry no 7º livro, durante uma entrevista coletiva, mas Rowling permaneceu duvidosa quanto ao futuro de Harry.


Em Junho de 2006, o público britânico nomeou Rowling “a maior escritora britânica viva” numa enquete da The Book Magazine. Rowling venceu a enquete, recebendo três vezes o número de votos do segundo colocado, autor de ficção Terry Pratchett.



FIlme sobre J. K. Rowling



A história da escritora J.K. Rowling foi retratada em um filme televisivo pela produtora canadense Greater Victoria Film Commission chamado: "Magic Behind Words: The J.K. Rowling Story",o filme, que mostra da infância até o sucesso mundial de Jô como escritora de Harry Potter, é dirigido por Paul A. Kaufman, sendo que a atriz Poppy Montgomery vive Jô nas telas e Antonio Cupo, o português namorado da autora.


Os locais importantes da vida da autora, como Edimburgo, Portugal e Londres foram recriados na cidade canadense de Victoria.Por ser uma biografia televisiva não-autorizada, provavelmente não veremos esse filme sendo distribuído internacionalmente. Confira o filme completo e legendado em português abaixo:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...