Em uma nova entrevista com a Film & Video, o supervisor de efeitos visuais Tim Burke, indicado este ano ao Oscar por seu trabalho em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I, discutiu alguns dos elementos para criação e destruição de Hogwarts em Relíquias da Morte – Parte II, o fato de que foram usados mais dublês digitais nos últimos dois filmes, e que Dobby, como um personagem com alma e coração, foi um dos mais difíceis de trazer à vida.
Quais foram os mais difíceis de trazer para a tela em Relíquias da Morte – Parte 1?
Tim Burke: Eu acho que as coisas mais difíceis foram os personagens. As criaturas e Dobby. As pessoas tinham de se relacionar com Dobby, ter empatia com Dobby para acreditar que ele iria morrer. As pessoas estão acostumadas a ver personagens em CG bons e ruins. Se Dobby não parecesse que ele tinha uma alma, teríamos perdido o momento de emoção no final do filme. Eu pensei que Dobby seria o personagem mais difícil, mas com as habilidades dos nossos animadores brilhante em Framestore, ele não era tão difícil de executar. E nós tivemos atuações brilhantes de referência, que nos ajudou a pregar os personagens.
Como é o papel da mudança de efeitos visuais neste filme em relação aos filmes anteriores?
Nós definitivamente estamos fazendo mais. A cenografia se tornou mais expansiva. A programação da produção e conhecimento de como poderíamos usar tela verde usando sets exteriores mudou. Especialmente no último filme. Por causa das complicações da programação de dois filmes, tivemos um monte de trabalho local e não pude ir no local. [O designer de produção] Stuart Craig tornou-se familiar com a gente, então ele criou sets parciais e criamos jogos digitais. Então, isso é algo que a produção tenha tomado a bordo. E, porque somos capazes de fazer mais dinâmica de corpo rígido e trabalho de destruição, não temos miniaturas em tudo agora.
Para a Parte II, nós acabamos com Hogwarts. Foi um trabalho tão importante para a fase da batalha de Hogwarts, e tivemos que fazê-lo em diferentes fases de produção. Tivemos gravações com complexos movimentos de câmera com visões mais abrangentes, voando pelas janelas e os espaços interiores. Então, voltamos ao final de 2008 e começamos a reconstruir a escola digitalmente com Double Negative.
Faz dois anos – então fizemos a texturização de todas as faces do edifício, a construção de interiores para ver através das janelas, criando uma versão de destruição da escola. Nós podemos projetar filmagens com o conhecimento que temos essa miniatura brilhante digital e que podemos fazer qualquer coisa com ela. Com a prática de Hogwarts, teriamos filmado verão passado e depois acabado. Em vez disso, David Yates achou fluxo e estrutura, e nós fomos capazes de lidar com novos conceitos e idéias.
Estas mudanças afetaram seu papel como supervisor de efeitos visuais?
Surgiu em mim que supervisor é o nome errado. Dado o nível do que fazemos agora, estamos direcionando os efeitos e dirigindo os efeitos, você tem que entender que o diretor quer. É como compor música. David [Yates] usa palavras para descrever coisas que não são visuais. Ridley Scott faz esboços que eu possa sustentar quase no final do dia e dizer que fizemos o que ele queria.
David é mais enigmático. Ele dizia: “A horcrux precisa ser malévola.” Então você tem que dar um grande salto. Você tem que começar dentro de sua cabeça para saber como interpretar isso. Às vezes, você tem que saber interpretar o silêncio. Talvez o silêncio não é uma coisa boa. E eu tinha três produtores para interpretar, também.
Burke lembra dos seus últimos dias nos estúdios Leavesden, em dezembro passado, para os últimos dias de produção de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II. Ele observou que os estúdios já estavam semi-abandonados e estavam começando reparos para o museu que a Warner Bros iria construir para uma abertura em 2012.
Você vai terminar o último filme de Harry Potter em dois meses. Como se sente?
Não caiu a ficha até junho do ano passado, quando eu lentamente comecei a ver diferentes departamentos acabarem. Estávamos em nossos escritórios de trabalho na parte I, e deixei o departamento de arte, o departamento de construção, mas nós estávamos trabalhando a todo vapor. Nós estávamos em nossas próprias edifícios que estava sendo derrubados porque a Warner está transformando em um complexo de cinema. Saímos um pouco antes do Natal.
Eu fiz um tour antes do fim. Os sets foram cobertos de ervas daninhas. A realidade de sair do estúdio onde fizemos o filme e vê-lo derrubado era tão triste.
Obrigado CdS
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